Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Networking profissionais em Eventos

O profissional de eventos precisa ser um cara articulado, antenado e, principalmente, saber se relacionar com diferentes tipos de pessoas. Hoje, estas qualidades são muito importantes nao competitivo mercado de trabalho. Neste sentido, criar e manter uma rede de contatos é o passaporte para uma carreira bem sucedida no mundo dos eventos. Para usar o termo já consagrado, é o networking que vai fazer toda a diferença.

Parece fácil, mas não é, pois networking não é falar com todo mundo, estar sempre sorrindo, ter uma lista enorme de contatos, essas coisas. É muito mais que isso. É ter contatos profissionais, que são diferentes dos amigos pessoais, que possam gerar novas oportunidades, parcerias, abrir frentes de trabalho para você e os que fazem parte da sua rede, numa via de mão dupla. Se você ainda não deu a devida importância a isso, comece agora! Veja algumas dicas para construir e manter networking.

Compareça aos eventos para os quais foi convidado - agindo assim, você estará prestigiando a pessoa que o convidou e certamente gerará oportunidades de novos convites. Lembre-se do velho ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. Vernissages, lançamento de livros, debates, leituras de textos teatrais, coquetéis e palestras são eventos importantes para quem deseja conhecer pessoas novas e fazer contatos. Nestas ocasiões, procure se entrosar, conhecer novas pessoas. Dê informações úteis sobre você: fale de suas idéias, seus projetos e perspectivas.

Esteja sempre com o seu cartão de visitas - ele é a expressão visual da sua identidade. Por isso, é importante no momento em que você o entrega a alguém que acabou de conhecer ou a uma pessoa que reencontrou e deseja retomar contato. É como uma senha para que, de posse dele, a pessoa sinta-se à vontade para procurar você posteriormente. Procure anotar no verso dos cartões recebidos a data e a circunstância do encontro para se lembrar futuramente.

Cultive a gentileza - pequenas gentilezas, como a lembrança da data do aniversário, um presente de natal, serão notadas e guardadas na memória daqueles que as receberem de você. Não lembre da sua rede de relacionamentos só na hora do sufoco, mantenha sempre contato.

A posição hierárquica é relativa - tenha sempre em mente que o assistente de hoje pode ser o presidente de uma empresa amanhã. Portanto, trate a todos com delicadeza e não despreze um contato por causa da sua posição hierárquica na empresa.

Mas tome cuidado: construir uma rede de relacionamentos é bem diferente de um “jogo de interesses”. Lembre-se que a ética deve estar sempre presente nos relacionamentos.

Fonte: Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário